quinta-feira, 22 de julho de 2010

CienciaPT destaca, hoje, na primeira página, o projecto cientifico pioneiro ao nível mundial "Uma Década de Sorriso em Portugal"

O CienciaPT- Portal de Referência na Ciência e Inovação em Português destaca, hoje, na página principal, o projecto cientifico pioneiro ao nível mundial, denominado "Uma Década de Sorriso em Portugal", do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), no Porto.
A notícia pode ser lida aqui.

SAPO destaca estudo científico pioneiro do FEELab/UFP

O Portal Sapo (www.sapo.pt) destaca, hoje, na sua página principal o estudo científico "A neuropsicofisiologia da expressão facial da emoção: Estudo de caso com jogadores no Campeonato do Mundo de Futebol da África do Sul". A reportagem com o Prof. Doutor Freitas-Magalhães foi feita pela jornalista Alice Barcellos.

A noticia pode ser lida  aqui.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Estudo pioneiro "Uma Década de Sorriso em Portugal" apresentado no Porto

"Os portugueses estão a sorrir cada vez muito menos e isso é um sinal de séria preocupação", disse, hoje, no Porto, o Director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), Prof. Doutor Freitas-Magalhães.
Na apresentação dos resultados, esta manhã, no Porto, do projecto cientifico pioneiro ao nível mundial, denominado "Uma Década de Sorriso em Portugal", o Director do FEELab/UFP,  Prof. Doutor Freitas-Magalhães, referiu que a frequência e a intensidade da exibição do sorriso registam valores descendentes desde 2003, com particular evidência nos últimos dois anos.
O Prof. Doutor Freitas-Magalhães referiu ainda que, ao longo dos sete anos e meio de estudo, está comprovado que um dos moderadores d , a frequência e intensidade da exibição do sorriso é o contexto social, o que se verifica no caso português, pois a situação económico-social potencia a inibição da expressividade, acrescentando que o género e a idade são os outros dois moderadores.
Para aquele especialista em expressão facial da emoção, o sorriso é uma reacção neuropsicofisiológica que se desenvolve em situações que envolvam o bem-estar e a felicidade e quando tal não se verifica, por motivos externos, o sorriso é inibido e recalcado.
O universo das mais de 311 mil fotografias analisadas demonstra que os portugueses estão a sorrir cada vez muito menos, sendo esse um indicador preocupante pelas consequências na saúde e na interacção social.
Mais: “A felicidade está na cara das pessoas e o sorriso é um sinal que está a desaparecer a “olhos vistos”. “O sorriso é um dos principais organizadores do psiquismo humano. A sua inibição potencia sentimentos, emoções e condutas negativas levando a um quadro psicopatológico preocupante”, enfatizou o Prof. Doutor Freitas-Magalhães.
Segundo o estudo, a face neutra e o sorriso fechado são os tipos de expressão facial mais exibidos nos jornais diários portugueses durante o primeiro semestre de 2010.
No primeiro semestre de 2010, foram analisadas 16.054 fotografias, sendo que os resultados apontam no sentido de as mulheres continuarem a sorrir mais do que os homens, apesar do registo descendente em relação a 2009, independentemente da idade, e os homens apresentarem mais o sorriso superior a partir dos 60 anos; ascrianças são as que continuam a apresentar mais e frequentemente o sorriso largo.
Este padrão mantém-se desde 2003, ano de início do estudo. Em comparação com um estudo anterior (2009), continua a constatar-se uma diminuição relevante na frequência e na intensidade do sorriso, isto é, a face neutra é a expressão mais exibida e o sorriso superior foi substituído pelo sorriso fechado.
Os resultados apontam para um diminuição significativa na exibição de qualquer tipo de sorriso e o aumento da expressão neutra em mulheres e homens. No universo das fotografias analisadas, verificou-se também que a expressão facial de emoções negativas é mais frequente e intensa do que a de emoções positivas. Este padrão acentuou-se neste primeiro semestre de 2010.
O projecto "Uma Década do Sorriso em Portugal", visto através dos jornais diários portugueses, terminará em 2013, ou seja, estão cumpridos sete anos e meio. Desde 2003, foram analisadas 311.054 fotografias (116.800 no período 2003- 2005, 48.200 em 2006, 39.452 em 2007, 37.607 em 2008, 34.426 em 2009 e 16.457 no primeiro semestre de 2010).
O Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab), fundado em 2003,  e único do género em Portugal, tem sido distinguido por diversas entidades internacionais  pelo "pioneirismo e inovação" do seu trabalho científico.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Prof. Freitas-Magalhães defende literacia emocional nas escolas portuguesas

"A escola portuguesa deve apostar na literacia emocional para resolver os indíces de insucesso e abandono escolar", disse, hoje, no Porto, o Director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP).
Para o Prof. Doutor Freitas-Magalhães, que falava à margem do seminário "Construindo Oportunidades de Aprendizagem nos Territórios de Intervenção Prioritária", na Universidade Católica (UC), no Campus da Foz, "um programa específico de aprendizagem e regulação das emoções potencia o desenvolvimento harmonioso de todos os agentes no processo ensino-aprendizagem".
Nesse sentido, revelou, será apresentado ao Ministério de Educação (ME) o projecto de literacia emocional.
O seminário foi aberto pelo Director Regional de Educação do Norte (DREN), Dr. António Leite.

Foto: Ricardo Graça, 2010.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

A neuropsicofisiologia da expressão facial da emoção: Estudo de caso com jogadores no campeonato do mundo da África do Sul

A expressão facial da emoção cólera foi a mais exibida durante os jogos realizados no Campeonato do Mundo de Futebol, na África do Sul, disse hoje no Porto o Director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção, Prof. Doutor Freitas-Magalhães.
Aquela é uma das conclusões do estudo científico pioneiro “ A neuropsicofisiologia da expressão facial da emoção: estudo de caso com jogadores no Campeonato do Mundo da África do Sul”, desenvolvido no Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), sob a coordenação do Prof. Doutor Freitas-Magalhães, e após a análise dos 64 vídeos (5760 m) correspondentes a todos os jogos.
As emoções em estudo foram a alegria, a tristeza, o medo, a cólera, o desprezo, surpresa e aversão. A manifestação da expressão de emoção cólera surgiu muito frequente e intensamente durante o jogo (8/10). Os resultados revelam ainda, e por esta ordem, que as emoções tristeza e alegria foram as outras expressões mais exibidas. O padrão da expressão facial nas imagens analisadas foi o seguinte: cólera, alegria, tristeza, surpresa, desprezo, aversão e medo. As imagens foram analisadas através do Facial Action Coding System (FACS, Ekman, Friesen e Hager, 2002) e do Psy7Faces (Psy7F, Freitas-Magalhães e Castro, 2006), códigos de anotação e análise da expressão facial da emoção, únicos no mundo. O objectivo do estudo, pioneiro ao nível mundial, foi verificar a frequência e a intensidade da expressão facial em jogadores provenientes de países e grupos étnicos diferenciados em contexto de competição.
Para o Director do FEELab/UFP, Prof. Doutor Freitas-Magalhães, os resultados confirmam que "a interacção humana, ao nível do exercício competitivo, e independentemente dos grupos étnicos, potencia a evidência das emoções básicas mais comuns".
"O congruente estado instintivo que suporta a reacção emocional é notório e confirma que, num quadro de competição, a exibição emocional é também uma demonstração de conduta humana, elevada, por vezes ao extremo da agressividade, pretendendo-se, em primeiro lugar, que os adversários vislumbrem quem tem o poder", disse o Prof. Doutor Freitas-Magalhães, para quem "a face humana revela isso sem qualquer dúvida, por espontânea, intensa, verdadeira e natural no contexto competitivo"
O Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), fundado em 2003, e único do género em Portugal, tem sido distinguido por diversas organizações internacionais pelo "pioneirismo e inovação" do seu trabalho científico.


segunda-feira, 5 de julho de 2010

Emotional Expression: The Brain and The Face (Vol. 2)

O livro "Emotional Expression: The Brain and The Face" (Vol. 2), coordenado pelo Prof. Doutor Freitas-Magalhães, está concluído e será publicado nos próximos meses. Aquele livro resulta do projecto internacional "The Brain and The Face", que é orientado pelo Director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), desde 2008. O próximo livro do Prof. Doutor Freitas-Magalhães intitula-se "The Ekman Code: Brain, Face and Emotion" e é um tributo ao seu amigo Paul Ekman (v. Freitas-Magalhães, A. (2009). The Ekman Code or in Praise of the Science of the Human Face. In A. Freitas-Magalhães (Ed.), Emotional Expression: The Brain and The Face (Vol. 1, pp.ix-xvii). Porto: University Fernando Pessoa Press. ISBN 978-989-643-034-4). De referir que o primeiro volume de "Emotional Expression: The Brain and The Face" foi apresentado pelo Prof. James H. Bray, Presidente da American Psychological Association (APA) e docente no Baylor College of Medicine, em Houston, no Texas (Estados Unidos).

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Programa Ciência Viva no FEELab/UFP

O Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), recebeu, na passada terça-feira, mais de duas dezenas de estudantes do ensino secundário, no âmbito do Programa Ciência Viva, promovido pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica (ANCCT). Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer e trabalhar com os métodos e técnicas de análise da expressão facial da emoção. O Director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), Professor Doutor Freitas-Magalhães, disse na recepção aos estudantes que "quem vê caras, vê corações". Ao fim de duas horas, os estudantes saíram entusiasmados e com vontade de voltar porque para eles foi uma "alegria mexer na face humana e saber como se estuda, não sendo preciso ir ao estrangeiro para aprender, pois temos cá em Portugal um dos melhores laboratórios do mundo".
A Ocupação Científica no Verão proporciona aos estudantes do ensino secundário uma oportunidade de aproximação à realidade da investigação científica e tecnológica. 
Em curso desde 1997, esta iniciativa já envolveu cerca de 7600 jovens que frequentaram estágios científicos em laboratórios de instituições de todo o país.

Prof. Freitas-Magalhães em destaque no Jornal de Leiria

O Director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), Professor Doutor Freitas-Magalhães, é, hoje, destacado no Jornal de Leiria, em entrevista central, de duas páginas (16 e 17), com chamada de relevo na capa. Segundo a publicação, "semanalmente, entrevistamos uma personalidade com actividade de revelo nacional, de domínios variados, como a política, desporto, cultura, economia, ciência, onde procuramos saber sobre o seu percurso e ter a sua opinião sobre temas que marcam a actualidade relacionada com a sua actividade".

A entrevista pode ser lida aqui.

Foto: Ricardo Graça, 2010.