segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Director do FEELab apresenta Escala de Percepção do Medo (EPM) na Convenção Anual da American Psychological Association (APA)

O Comité Científico internacional da Convenção Anual da American Psychological (APA) acaba de aprovar a apresentação da comunicação "Fear Perception Scale: First Study of Development and Validation Among the Portuguese Population", do Prof. Doutor Freitas-Magalhães, anunciou, hoje, em Washington, a Presidente daquela entidade, Prof. Doutora Jennifer Tickle.
Segundo a nota oficial, aquele Comité Científico "had many excellent submissions this year, and each proposal was carefully reviewed by a team of reviewers who evaluated each proposal based on its relevance to social and personality psychology and the quality of the results presented.  We are pleased to inform you that your proposal has been accepted".
A pioneira Escala de Percepção do Medo (EPM) foi desenvolvida no Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), no âmbito do projecto científico e universitário internacional "Emotional Expression: The Brain and The Face", coordenado pelo Prof. Doutor Freitas-Magalhães desde 2008.
A 119ª Convenção Anual da American Psychological Association (APA) vai decorrer de 4 a 7 de Agosto de 2011, em Washington, nos Estados Unidos.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O Portal / a Revista "Máxima" destaca o estudo inédito do FEELab/UFP sobre o efeito do sorriso no tratamento da depressão


O Portal / a Revista "Máxima" destaca na primeira página e na edição de Dez-Janeiro 2011, o estudo inédito "Expressão facial: O efeito do sorriso no tratamento da depressão. Estudo empírico com portugueses" e suas conclusões, no artigo "O poder do sorriso", na secção "Sorrir faz bem à saúde física e mental". 
Esta linha de investigação pioneira foi apresentada, entre outros, no 1st World Congress on Positive Psychology, que decorreu em Junho de 2009, em Filadélfia, nos Estados Unidos, e foi publicada no primeiro volume do manual científico e universitário sobre emoção, cérebro e face - "Emotional Expression: The Brain and The Face", coordenado pelo Fundador e Director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), Prof. Doutor Freitas-Magalhães, sendo, por exemplo, referenciada na Wikipédia - "Emotion".

O artigo, assinado pela jornalista Júlia Serrão, pode ser lido aqui.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

HUMANet destaca, hoje, na primeira página, o estudo pioneiro do FEELab/UFP sobre a expressão facial de José Mourinho



O HUMANet - Portal de referência direccionado para as áreas dos Recursos Humanos e da Gestão, destaca, hoje, na página principal, o estudo inédito da expressão e linguagens faciais do treinador José Mourinho que está em desenvolvimento no Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), e iniciou-se quando do anúncio da sua contratação para o S. L. Benfica (2000) e faz parte do projecto científico “A neuropsicofisiologia da face: Os movimentos e linguagens em figuras públicas”.  
O Presidente norte-americano, Barack Obama, o Papa Bento XVI e o Presidente Cavaco Silva foram já objecto da "autópsia facial" no âmbito daquele projecto. 

A notícia pode ser lida aqui.

CienciaPT destaca, hoje, na primeira página, o estudo pioneiro do FEELab/UFP sobre a expressão facial de José Mourinho




O CienciaPT - Portal de Referência na Ciência e Inovação em Português destaca, hoje, na página principal, o estudo inédito da expressão e linguagens faciais do treinador José Mourinho que está em desenvolvimento no Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), e iniciou-se quando do anúncio da sua contratação para o S. L. Benfica (2000) e faz parte do projecto científico “A neuropsicofisiologia da face: Os movimentos e linguagens em figuras públicas”.  
O Presidente norte-americano, Barack Obama, o Papa Bento XVI e o Presidente Cavaco Silva foram já objecto da "autópsia facial" no âmbito daquele projecto. 

A notícia pode ser lida aqui.
Foto: CienciaPT.


terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Director do FEELab/UFP em entrevista na TSF sobre o estudo do sorriso em 2010

                                                                            

O Fundador e Director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Prof. Doutor Freitas-Magalhães, concedeu, a Convite do Editor da TSF, Artur Carvalho, entrevista, em directo, ao Jornalista Joaquim Ferreira da TSF, no dia 06 de Janeiro, no espaço de informação "Última Hora" que é emitido, de segunda a sexta-feira, entre as 23 e 24 horas, sobre o estudo longitudinal pioneiro a nível mundial "Uma Década do Sorriso em Portugal" vista através dos jornais diários portugueses, que está em desenvolvimento no Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), e o qual iniciou-se em 2003 e terminará em 2013, ou seja, estão cumpridos sete anos.

A entrevista, em destaque, na TSF, "Sorriso está a desaparecer da face dos portugueses", na secção "Especiais - Última Horapode ser vista e ouvida aqui:



quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

"O sorriso está a desaparecer da face dos portugueses"

"O sorriso está a desaparecer da face dos portugueses", disse, hoje, no Porto, o Prof. Doutor Freitas-Magalhães, Director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção, da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa.

Falando na apresentação dos resultados do estudo científico pioneiro "A expressividade do sorriso: Estudo de caso em jornais diários portugueses", aquele especialista em expressão facial da emoção revelou que a face neutra e o sorriso fechado são os tipos de expressão facial mais exibidos nos jornais diários portugueses em 2010. Só em 2010, foram analisadas 33.806 fotografias. 

Os resultados apontam no sentido de, nas fotografias apresentadas, as mulheres continuarem a sorrir mais do que os homens, apesar do registo descendente em relação a 2009, independentemente da idade, e os homens apresentarem mais o sorriso superior a partir dos 60 anos; as crianças são as que continuam a apresentar mais e frequentemente o sorriso largo, um padrão que se mantém desde 2003, ano de início do estudo. 

Em comparação com o anterior estudo, realizado de 2003 a 2009, continua a constatar-se uma diminuição relevante na frequência e intensidade do sorriso, isto é, a face neutra é a expressão mais exibida e o sorriso superior é substituído pelo sorriso fechado, com tendência significativa para a face neutra.

Os resultados apontam para um diminuição significativa na exibição de qualquer tipo de sorriso e o aumento da expressão neutra em mulheres e homens. No universo das fotografias analisadas, verificou-se, também, que a expressão facial de emoções negativas é mais frequente e intensa do que a de emoções positivas. Este padrão acentuou-se significativamente em  2010.

O estudo faz parte do projecto "Uma década do sorriso em Portugal" vista através dos jornais diários portugueses e terminará em 2013, ou seja, estão cumpridos sete anos. Trata-se de um estudo longitudinal pioneiro a nível mundial.

Desde 2003, foram analisadas 310.291 fotografias (116.800 no período 2003-2005, 48.200 em 2006, 39.452 em 2007, 37.607 em 2008, 34.426 em 2009 e 33.806 em 2010.

Para o Prof. Doutor Freitas-Magalhães, "e pela observação feita ao longo dos sete anos de estudo, está comprovado que um dos moderadores da frequência e intensidade da exibição do sorriso é o contexto social, o que se verifica no caso português, pois a situação económico-social potencia a inibição da expressividade, acrescentando que o género e a idade são os outros dois moderadores".

"O sorriso é uma reacção neuropsicofisiológica que se desenvolve em situações que envolvam o bem-estar e a felicidade e quando tal não se verifica, por motivos externos, o sorriso é inibido e recalcado", disse, para acrescentar que "o universo das mais de 311 mil fotografias analisadas demonstra que os portugueses estão a sorrir cada vez muito, muito menos, sendo esse um indicador preocupante pelas consequências na saúde e na interacção social".

"A felicidade está na cara das pessoas e o sorriso é um sinal que está a desaparecer a “olhos vistos”, considerou o Director do FEElab/UFP.

“O sorriso é um dos principais organizadores do psiquismo humano. A sua inibição potencia sentimentos, emoções e condutas negativas levando a um quadro psicopatológico preocupante”, enfatizou o Prof. Doutor Freitas-Magalhães.


O Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP) foi fundado em 2003 e é único do género em Portugal, tendo sido o seu trabalho científico "pioneiro e inovador" distinguido por diversas entidades internacionais, como, por exemplo, o Governo do Reino Unido, multinacional Nokia e a Elsevier, a maior editora médica e científica do mundo.