quinta-feira, 28 de julho de 2011

Prof. Freitas-Magalhães distinguido pela Elsevier, de Oxford - a maior editora médica e científica do mundo

O diretor do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), Prof. Doutor Freitas-Magalhães, comenta a distinção da Elsevier, de Oxford, a maior editora médica e científica do mundo, durante a entrevista que concedeu a Carla Ascensão, no programa "Consultório" do PORTO Canal.

O Código de Ekman: o Cérebro, a Face e a Emoção - "Um livro extraordinário!" que revela os "segredos" da série "Lie to Me"


A apresentadora Carla Ascensão, do programa "Consultório", do Porto Canal, mostra o livro "O Código de Ekman: o Cérebro, a Face e a Emoção", um sucesso de vendas.  Este livro "extraordinário!" pode ser adquirido online, e em qualquer parte do mundo, nas seguintes livrarias:




Boa leitura!!!

terça-feira, 26 de julho de 2011

Prof. Freitas-Magalhães em Washington (EUA)

Prof. Freitas-Magalhães
Foto: 2010, GFM
O Comité Científico internacional da Convenção Anual da American Psychological (APA) acaba de aprovar a apresentação da comunicação "Fear Perception Scale: First Study of Development and Validation Among the Portuguese Population", do Prof. Doutor Freitas-Magalhães, anunciou, hoje, em Washington, a Presidente daquela entidade, Prof. Doutora Jennifer Tickle.
Segundo a nota oficial, aquele Comité Científico "had many excellent submissions this year, and each proposal was carefully reviewed by a team of reviewers who evaluated each proposal based on its relevance to social and personality psychology and the quality of the results presented. We are pleased to inform you that your proposal has been accepted".
A pioneira Escala de Perceção do Medo (EPM) foi desenvolvida no Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), no âmbito do projeto científico e universitário internacional "Emotional Expression: The Brain and The Face", coordenado pelo Prof. Doutor Freitas-Magalhães desde 2008.
A 119ª Convenção Anual da American Psychological Association (APA) vai decorrer de 4 a 7 de Agosto de 2011, em Washington, nos Estados Unidos.




sexta-feira, 22 de julho de 2011

Prof. Freitas-Magalhães convidado para projeto sobre biometria da Comissão Europeia

Prof. Freitas-Magalhães na FNAC
Gaia.
Foto: 2011, Érico Castro

O Diretor do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), Prof. Doutor Freitas-Magalhães, revelou ontem em Vila Nova de Gaia que foi convidado a integrar o comité do Centre for Science, Society and Citizenship (www.cssc.eu), com sede em Roma (Itália).
A revelação foi feita durante a apresentação na FNAC Gaia Shopping do seu último livro "O Código de Ekman: o Cérebro, a Face e a Emoção" e o convite foi feito pelo Prof. Emilio Mordini, Diretor daquela entidade, financiada pela Comissão Europeia (ver video em baixo).
Segundo a nota oficial, "The project aims to consider a number of different perspectives on the development and assessment of techniques for countering spoofing attacks on biometric systems. We feel that with your expertise in facial expression and emotion, the project would benefit greatly from your input".
Por outro lado, e perante uma FNAC cheia, o Prof. Freitas-Magalhães respondeu ao conjunto de interrogações que norteiam este seu último livro: como o cérebro humano constrói a expressão facial? Como a expressão facial influencia o cérebro humano? Como se medem cientificamente os movimentos faciais? e quais as implicações e aplicações da expressão facial?
Para aquele que é considerado um dos mais conceituados especialistas mundiais no estudo da expressão facial da emoção, o facto de esta primeira edição do seu livro estar esgotada nas lojas FNAC "é um sinal de que os portugueses estão assimilar a importância da ciência da identificação e reconhecimento da face humana nos mais diversos contextos sociais".
"Tudo isto leva tempo. Registamos um atraso de quatro décadas. Mas, mais vale tarde do que nunca", enfatizou o Prof. Freitas-Magalhães, para quem "o trabalho científico desenvolvido está agora a ser reconhecido no país quando, primeiramente, fora reconhecido no estrangeiro".
Confrontado com a pergunta sobre como definiria o seu trabalho, ao longo destas mais de duas décadas, o autor de "O Código de Ekman: o Cérebro, a Face e a Emoção", retorquiu, de imediato, para afirmar, numa só palavra: "Fascínio". 
"Na face humana está lá tudo o que fomos e somos. Nada podemos esconder. É uma assinatura digital para a vida. E começámos logo a sorrir no útero", sublinhou o Prof. Freitas-Magalhães, que foi muito aplaudido pelos presentes.
A apresentação na FNAC Gaia Shopping foi a última de inúmeras que decorreram ao longo do país (e.g., Porto, Guimarães, Braga, Coimbra, Lisboa). E, em face dos convites já feitos, o Prof. Freitas-Magalhães fará novas apresentações a partir de Setembro até Dezembro.
O livro "O Código de Ekman: o Cérebro, a Face e a Emoção" é um sucesso de vendas em Portugal.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

DISTINÇÃO INÉDITA - Diretor do FEELab/UFP distinguido pela maior editora médica e científica do mundo (Elsevier, Oxford)

Prof. Freitas-Magalhães
Foto: 2010, Ricardo Graça

O Docente da UFP e Diretor do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), Prof. Doutor Freitas-Magalhães, foi convidado pelos Professores Vilayanur S. Ramachandran, Diretor do Center for Brain and Cognition e docente na University of California e no Salt Institute e David M. Buss, docente da University of Texas, para participar na "Encyclopedia of Human Behavior" e, segundo a nota oficial, "have nominated you as the most appopriated person to write on the subject of Personality I Facial Expression of Emotion (Emotion and Cognition)". Assim, e depois de um exigente escrutínio científico, o comité internacional de avaliação decidiu, por unanimidade, publicar o artigo "Facial Expression of Emotion" na "Encyclopedia of Human Behavior", que é editada pela prestigiada Elsevier, a maior editora médica e científica do mundo. O Prof. Doutor Freitas-Magalhães é o único português a figurar naquela enciclopédia de projeção universitária e científica.
Este convite vem no seguimento da eleição do Prof. Doutor Freitas-Magalhães como membro efetivo da representativa organização mundial " International Brain Research Organization (IBRO) ", da qual são membros efetivos, entre outros, os Professores Joseph LeDoux, da New York University, António Damásio, da USC Neuroscience,  e  Pierre Magistretti, do Brain Mind Institute, da Suiça.
O Prof. Doutor Freitas-Magalhães tem sido distinguido por diversas instituições nacionais e internacionais pelo "pioneirismo e inovação" do seu trabalho científico e académico, como, por exemplo, e mais recentemente,  para integrar a "Psychology Delegation" da "People to People - Citizen Ambassador Programs" (sedeada em Washington,e fundada em 1956 pelo então Presidente dos Estados Unidos, Dwight D. Eisenhower, com o suporte da “White House”, e da qual fazem parte, entre outros, como membros honorários, os ex-Presidentes William J. Clinton e George Bush), na  área da Ciência  pelo Gabinete para a Resolução Alternativa de Litígios (GRAL), organismo do Ministério da Justiça, para dar o seu contributo na publicação "Direitos Fundamentais 2.0" que versa os ireitos fundamentais consagrados na Constituição da República Portuguesa e segundo a nota formal com " o intuito de fazer chegar à população em geral, sobretudo a mais jovem, o conhecimento desses direitos, acompanhados de comentários não técnicos de personalidades de reconhecido mérito da sociedade portuguesa, que se destacam em diversas áreas como o humor, jornalismo, ciência, desporto, literatura e música".

Viva Agenda - Guia de Eventos em Portugal destaca, na página principal, o lançamento, do livro publicado pelas Edições UFP:


A notícia completa sobre o lançamento pode ser lida aqui .

segunda-feira, 18 de julho de 2011

FEELab/UFP e Centre for Forensic Neuroscience (UK) estabelecem parceria

O Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), e o Centre for Forensic Neuroscience (CFN), do Reino Unido, vão estabelecer protocolo de cooperação científica e técnica, nos termos do convite formulado pelo fundador e diretor Dr. Keith Ashcroft  prestigiada entidade ao Diretor do FEELab/UFP, Prof. Doutor Freitas-Magalhães.
A colaboração entre as duas instituições envolve a análise científica da expressão facial da emoção, através da aplicação do "Silent Talker" (CFN) e do "Psy7Faces" (FEELab/UFP), no âmbito da Psicologia do Testemunho, e da formação do agentes adstritos ao sistema judiciário.

"The Centre for Forensic Neuroscience is based in the cities of Manchester and Edinburgh and provide an independent expert witness and assessments service for both evidential use in criminal, civil and disciplinary proceedings, as well as for prison law matters; covering England, Scotland, Wales and Northern Ireland. We can be consulted on the most advanced assessment technologies to support investigations, such as Computerised Polygraph Systems, Brainwave Profiling, Silent Talker an Adaptive Psychological Profiling System (video-based detection of deception), Functional Magnetic Resonance Imaging, Sleep Forensics Consultancy using Polysomnography, and psychosexual evaluations using PPG, as part of a complete forensic neuroscience reporting service. We also offer a comprehensive on-line psychological testing service via our dedicated access point which includes forensic assessments".
Segundo o Diretor do FEELab/UFP, aquela abordagem de parceria é "uma mais-valia na sustentação científica e técnica dos métodos e técnicas de avaliação da expressão facial da emoção, bem como uma janela de oportunidade para que os estudantes da UFP, em particular, possam ter contacto direto com experiências desenvolvidas no terreno, através de estágios, por exemplo".
Site do Centre for Forensic Neuroscience aqui.



quarta-feira, 13 de julho de 2011

HUMANet destaca, na primeira página, na seção dos livros, "O Código de Ekman: O Cérebro, a Face e a Emoção" do Diretor do FEELab/UFP:


O HUMANet, portal direcionado para as áreas dos Recursos Humanos e da Gestão, destaca, na primeira página, na seção dos livros, "O Código de Ekman: O Cérebro, a Face e a Emoção" da autoria do Diretor do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), Prof. Doutor Freitas-Magalhães, e publicado pelas Edições UFP (EUFP). 
Este livro único em Portugal tem sido apresentado, a nível nacional.
Depois do último lançamento em Lisboa, na Fnac Chiado, o livro será apresentado, no Porto, no auditório da Fnac Gaia Shopping, na quinta-feira, dia 21 de julho, pelas 22 horas.
A informação publicada sobre o livro pode ser consultada aqui.
O livro pode ser adquirido online aqui: UFP FNAC WOOK BERTRAND

Departamento de Biologia da Universidade dos Açores referencia, na primeira página, projeto do FEELab/UFP:


A notícia completa pode ser lida aqui.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Os portugueses estão mais tensos e ansiosos - disse hoje no Porto o Diretor do Laboratório de Expressão Facial da Emoção

Foto: 2010, S. Po.
"Os portugueses estão mais tensos e ansiosos e isso vê-se na face", revelou hoje no Porto o diretor do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP).
 Para o Prof. Doutor Freitas-Magalhães, que falava na apresentação dos resultados do projeto científico mundial pioneiro "Uma Década de Sorriso em Portugal (2003-2013)","a frequência e a intensidade das emoções negativas na face dos portugueses têm vindo a aumentar e isso deve-se à influência do contexto social desfavorável". 
Aquele especialista em expressão facial da emoção revelou que o Laboratório de Expressão Facial da Emoção está a analisar ao comportamento facial, desde 2003 e, nos últimos seis meses, os resultados indicam "valores de emocionalidade negativa crescentes, o que se torna preocupante no processo de interação social, e é um sinal de conflito embrionário". 
A face neutra e o sorriso fechado são os tipos de expressão facial mais exibidos nos jornais diários portugueses durante o primeiro semestre de 2011. Esta é uma das conclusões do estudo científico inédito realizado pelo Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), após a análise efetuada a 15.243 fotografias. 
Os resultados apontam no sentido de, nas fotografias apresentadas, as mulheres continuarem a sorrir mais do que os homens, apesar do registo descendente em relação a 2010, independentemente da idade, e os homens apresentarem mais o sorriso fechado a partir dos 60 anos; as crianças são as que continuam a apresentar mais e frequentemente o sorriso largo, um padrão que se mantém desde 2003, ano de início do estudo. 
O estudo terminará em 2013, perfazendo uma década.
Em comparação com o anterior estudo, realizado de 2003 a 2010, continua a constatar-se uma diminuição relevante na frequência e intensidade do sorriso, isto é, a face neutra é a expressão mais exibida e o sorriso superior é substituído pelo sorriso fechado, com tendência significativa para a face neutra. 
Os resultados apontam para uma diminuição significativa na exibição de qualquer tipo de sorriso e o aumento da expressão neutra em mulheres e homens. No universo das fotografias analisadas, verificou-se, também, que a expressão facial de emoções negativas é mais frequente e intensa do que a de emoções positivas. Este padrão acentuou-se expressivamente em 2010.
Ao longo dos sete anos e meio de estudo, ficou comprovado que um dos moderadores da frequência e intensidade da exibição do sorriso é o contexto social, o que se verificou no caso português, pois a situação económico-social potenciou a inibição da expressão, sendo que o género e a idade são os outros dois moderadores, explicou aquele especialista.
Para o Prof. Freitas-Magalhães, "o sorriso é uma reação neuropsicofisiológica que se desenvolve em situações que envolvam o bem-estar e a felicidade e quando tal não se verifica, por motivos externos, o sorriso é inibido e recalcado". 
O universo das mais de 325 mil fotografias analisadas demonstrou que os portugueses estão a sorrir cada vez muito, muito menos, desde 2003, sendo esse um indicador preocupante pelas consequências na saúde e na interação social, pois a felicidade está na cara das pessoas e o sorriso é um sinal que está a desaparecer a “olhos vistos”, realçando-se que o sorriso é um dos principais organizadores do psiquismo humano. a sua inibição potencia sentimentos, emoções e condutas negativas levando a um quadro psicopatológico preocupante.
O estudo faz parte do projeto pioneiro a nível mundial “Uma Década de Sorriso em Portugal” vista através dos jornais diários portugueses e terminará em 2013, ou seja, foram cumpridos sete anos e meio.
Desde 2003, foram analisadas 325.534 fotografias (116.800 no período 2003-2005, 48.200 em 2006, 39.452 em 2007, 37.607 em 2008, 34.426 em 2009, 33.806 em 2010 e 15.243 no primeiro semestre de 2011). 
"Quando a face revela estados emocionais de agressividade, de desconforto, de instabilidade, com recorrência, a possibilidade de levar ao conflito social tem de ser levada muito a sério", alertou o Prof. Freitas-Magalhães, para quem a "face revela os estados emocionais do indivíduo".
Para aquele professor universitário, "os marcadores faciais estão validados cientificamente e não enganam quanto ao sinais manifestados pelos portugueses", para quem "o desconhecimento da validade e fiabilidade da análise científica da expressão facial da emoção leva ao preconceito e ao comentário despropositado".
"Tal como no ADN, a verificação da expressão facial da emoção é feita tendo em conta marcadores precisos, objetivos e científicos", sublinhou aquele especialista, para acrescentar que o seu novo livro pioneiro em Portugal, "O Código de Ekman: o Cérebro, a Face e a Emoção", "apresenta, com exemplos muitos claros, os métodos e as técnicas que permitem medir a face humana e fornece indicadores concretos sobre a face dos portugueses".
"Quando se faz a biopsia dos movimentos musculares faciais, tal procedimento pressupõe que se aplique o fundamento científico", esclareceu o Prof. Freitas-Magalhães, para garantir que os "movimentos faciais dos portugueses nos últimos seis meses revelam agressividade, desconforto e ansiedade".
Questionado sobre as implicações e aplicações dos seus estudos, o diretor do Laboratório de Expressão Facial da Emoção enfatizou a ideia de que "só faz sentido fazer ciência" quando a mesma é "partilhada com a comunidade em geral" e que, "mais cedo ou mais tarde - é uma questão de tempo -, o estudo científico da face humana fará parte da vida de todos como uma disciplina natural".
"Na face humana está toda a verdade", concluiu o Prof. Freitas-Magalhães, que tem sido distinguido por diversas entidades internacionais pelo "pioneirismo e inovação" do seu trabalho científico na área da expressão facial da emoção, e é autor de diversos artigos e livros científicos, entre os quais, "O Código de Ekman: o Cérebro, a Face e a Emoção" e "A Psicologia das Emoções: o Fascínio do Rosto humano".