domingo, 30 de setembro de 2012

NA SESSÃO SOLENE DE ABERTURA DA PIONEIRA PÓS-GRADUAÇÃO EM EXPRESSÃO FACIAL DA EMOÇÃO. Prof. Doutor Freitas-Magalhães propõe gravação em vídeo dos interrogatórios policiais e judiciais.



Os interrogatórios e as inquirições policiais e judiciais devem ser gravadas em vídeo para análise da expressão facial, defendeu esta sexta-feira à noite no Porto o Diretor do Laboratório de Expressão Facial da Emoção, da Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade Fernando Pessoa.
Para o Prof. Doutor Freitas-Magalhães, que falava na Sessão Solene de Abertura da Pós-Graduação em Expressão Facial da Emoção (PGEFE), no Salão Nobre da Universidade Fernando Pessoa ( UFP), e presidida pelo Reitor, Prof. Doutor Salvato Trigo, "a introdução dos métodos e técnicas de análise científica da face humana é um imperativo em todo o processo probatório e constitui um avanço importantíssimo na ajuda à descoberta da verdade e da aplicação da justiça".




"A senhora Ministra recebeu com agrado a minha proposta e agora aguardo a aprovação da revisão dos códigos penal e processo penal para avançar com os instrumentos práticos com vista à aplicação em concreto da ciência da avaliação da expressão facial da emoção", explicou o Prof. Doutor Freitas-Magalhães.
O Diretor do Laboratório de Expressão Facial da Emoção revelou que a Pós-graduação em Expressão Facial da Emoção, "pioneira no sistema universitário português, é uma formação imprescindível para especialistas que farão parte da futura Agência Nacional de Avaliação da Expressão Facial da Emoção (ANAEFE)", no âmbito da proposta apresentada ao Ministério da Justiça e em sede de revisão dos Códigos Penal e do Processo Penal, que está em curso na Assembleia da República. A proposta aponta para que os interrogatórios e as inquirições policiais e/ou judiciais sejam objeto de gravação em vídeo para consequnete análise da expressão facial da emoção e utilização em sede de julgamento.
Para o Reitor da UFP, Prof. Doutor Salvato Trigo, "esta pioneira pós-graduação vem reforçar o nosso lema de ensinar o novo de forma nova e permite o reconhecimento internacional do trabalho científico desenvolvido".
Na Sessão Solene de Abertura daquele curso participaram Carla Bluhm, professora universitária americana e especialista em transplantação da face e os mecanismos psicológicos associados a quem vive com a face de outra pessoa, Manuel Rito, neurocirurgião funcional dos Hospitais Universitários de Coimbra (HUC), que falou sobre o cérebro e a consciência emocional.
O Prof. Doutor Freitas-Magalhães é o único cientista e académico de língua portuguesa distinguido pela Enciclopédia Mundial do Comportamento Humano de Oxford, e único, de todas as universidades do mundo, distinguido na área de Expressão Facial da Emoção naquela publicação com chancela da Elsevier/Academic Press, a maior editora médica e científica do mundo.

FEELab/UFP
always emotional


terça-feira, 11 de setembro de 2012

A ALEGRIA FOI A EMOÇÃO MAIS EXIBIDA NOS JOGOS OLÍMPICOS DE LONDRES - Estudo pioneiro mundial desenvolvido pelo Prof. Doutor Freitas-Magalhães.







A alegria foi a emoção mais exibida durante os jogos olímpicos de Londres revelou hoje no Porto o Diretor do Laboratório de Expressão Facial da Emoção da Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade Fernando Pessoa.

Para o Prof. Doutor Freitas-Magalhães, que falava na apresentação dos resultados do estudo “A neuropsicofisiologia da expressão facial da emoção: estudo de caso com atletas nos Jogos Olímpicos de Londres 2012”, e após a análise de 10.223 fotografias, verificou-se que a manifestação da expressão facial de alegria foi muito frequente (7/10). Os resultados revelam ainda que a tristeza, a cólera e a surpresa foram, por esta ordem, as outras expressões mais exibidas pelos participantes.

O padrão da expressão facial nas imagens analisadas foi o seguinte: alegria, tristeza, cólera, surpresa, aversão e medo.As imagens foram analisadas através do Facial Action Coding System (FACS, Ekman, Friesen e Hager, 2002) e do Psy7Faces (Psy7F, Freitas-Magalhães, 2006), códigos de anotação e análise da expressão facial da emoção, únicos no mundo.

"Os resultados revelam um padrão semelhante na exibição da expressão facial quer em mulheres quer em homens, com diferenças ao nível da intensidade, amplitude e duração: as mulheres foram mais intensas na alegria e tristeza e os homens na cólera", explicou o Prof. Doutor Freitas-Magalhães.

Os resultados sugerem também que a "cultura é uma variável moderadora da expressão facial da emoção, com evidentes diferenças entre atletas ocidentais e atletas orientais, principalmente em cerimónias protocolares".

"O evento permitiu-nos estudar as variáveis moderadoras da expressão facial da emoção como a idade, o género e o contexto, para que possamos ter a possibilidade de fazer comparações culturais", disse aquele especialista, para acrescentar que se pretendeu também "mapear os vestígios faciais da felicidade e da dor humanas".

"Os Jogos Olímpicos revelaram a face como o grande atlas das emoções humanas", caracterizou o Prof. Doutor Freitas-Magalhães.

"Aquele evento deu-nos todos os instrumentos para fazermos dele um excelente laboratório no estudo da expressão facial. Está lá tudo", enfatizou o cientista que acaba de ser o único distinguido de todas as universidades do mundo pela Enciclopédia Mundial do Comportamento Humano de Oxford na área de expressão facial da emoção.

O objetivo do estudo, pioneiro ao nível mundial, foi verificar a frequência, a amplitude e a intensidade da expressão facial em atletas provenientes de países e grupos étnicos diferenciados em contexto de competição.

Para o Prof. Doutor Freitas-Magalhães, os resultados confirmam que “a interacção humana, ao nível do exercício competitivo, e independentemente dos grupos étnicos, potencia a evidência das emoções básicas mais comuns”.

"O congruente estado instintivo que suporta a reacção emocional é notório e confirma que, num quadro de competição, a exibição emocional é também uma demonstração de conduta humana, elevada, por vezes ao extremo da alegria, da tristeza e da cólera, pretendendo-se, em primeiro lugar, que os adversários vislumbrem quem foi o melhor", disse o Prof. Doutor Freitas-Magalhães, para quem "a face humana revela isso sem qualquer dúvida, por espontânea, intensa, verdadeira e natural no contexto competitivo".

O Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), fundado em 2003, e único do género em Portugal, e que acaba de lançar o único curso universitário no mundo em expressão facial da emoção (http://ingresso.ufp.pt/pos-graduacao-em-expressao-facial-da-emocao/), tem sido distinguido por diversas organizações internacionais pelo "pioneirismo e inovação" do seu trabalho científico.

FEELab/UFP
always emotional